Segurança no canteiro de obras
Como promover a segurança do trabalho em canteiro de obras
Acidente de trabalho é fator que preocupa a classe trabalhista e também os empresários. Em algumas profissões os riscos deles acontecerem são ainda maiores. Hoje vamos falar sobre o setor da construção civil, Grau de risco IV, o maior previsto na legislação, apontado como um dos locais com altos índices de acidente de trabalho.
De acordo com dados estatísticos da Previdência Social, levantados durante o ano de 2013, foram registrados 717.911 acidentes em canteiros de obras com, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes sofridos por trabalhadores da construção civil. Estes dados podem ser consultados no Anuário Brasileiro de Proteção-2015.
Conforme constatamos o número de acidentes no setor é alarmante, porém boa parte deles poderiam ter sido evitada, se os canteiros atendessem as normas de segurança estabelecidas.
As construtoras geralmente são responsabilizadas por essas tragédias, mas muitos trabalhadores também têm sua parcela de culpa, alguns se recusam a seguir as normas e muitas vezes ignoram as ordens.
Levando em consideração essas duas causas, o ideal seria usar medidas de segurança que podem reduzir esse índice. Mas como isso deve ser feito?
Uma medida somente não basta é preciso planejar e gerir muito bem todas as medidas para se alcançar um bom resultado, e isso envolve a colaboração de todos que estão diretamente envolvidos na obra.
Cumprir as Normas Regulamentaras: Em os segmentos existem normas estabelecidas para manter as condições de segurança do trabalho. Na construção civil a norma que descreve sobre o tema é a NR-18. Ela esta divida em 39 itens que definem as melhores condições de trabalho e ambiente no setor.
Além dela há ainda outras como as NRs-4, 5, 6, 7, 9 que complementam a questão da segurança no trabalho. Elas serem para evitar os maus hábitos praticados por gestores e funcionários dentro do canteiro que podem colocar em risco a segurança de todos.
Respeitar os limites: As obras em geral tem uma previsão de entrega, porém nem sempre ela é atendida e isso pode aumentar o risco de acidente. Em diversos casos os gestores costumam exigir mais dedicação dos funcionários fazendo-os permanecer no local por tempo maior ao permitido, isso pode gerar um desgaste no trabalho. Os serviços executados no canteiro de obra são pesados, portanto precisa se respeitar o período de descanso, tanto o empregado quanto o empregador têm responsabilidades sobre essa medida.
Conscientização dos Funcionários: Muitos funcionários chegam aos canteiros de obra oriunda do trabalho informal, onde estão habituados a não praticarem as normas de segurança. Nestes casos as construtoras precisam investir em trabalhos de conscientização, apontando as vantagens de usar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva), bem como orientar em relação as NRs, deixar o trabalhador ciente de que essas atitudes evitam os riscos o trabalho já tem por si só.
Conscientizar é a melhor saída para evitar acidentes e promover a segurança no ambiente de trabalho. Falta de segurança e aplicar a mesma nos canteiros precisa ser uma tarefa cotidiana e de extrema responsabilidade para todos da obra, por todas da obra, afinal, cuidamos da nossa vida e da dos colegas também.
Conte comigo, confio em Você
Fernando Agostinho